Agenda / últimas / Lifestyle

Exposição sobre o livro e o acto de ler

A relação entre livros e história da arte sustenta a exposição de 40 obras, de artistas do século XV à actualidade, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Paris.

Pliure. Prologue (la part du feu), o título da exposição, anda em torno da história do livro através de fotografias, pinturas, esculturas e cinema. De 30 de janeiro a 12 de abril, várias obras de sete séculos irão ilustrar a relação entre o livro e a arte nesta mostra parisiense.

“O grande desejo [da exposição] era ser uma espécie de ensaio sobre a maneira como nos relacionamos com o livro e sobre o que é um livro. Por isso, tal como um ensaio, é mais livre, com a possibilidade de juntar coisas até divergentes e de épocas diferentes, à maneira de Montaigne. Uma forma de propor um sentido sem querer fechar numa verdade absoluta”, explicou à Lusa o curador da exposição, Paulo Pires do Vale.

Ao lado de nomes de referencia como Dürer, Diderot, Marcel Duchamp, Bruce Nauman, Sol LeWitt, Christian Boltansky e Olafur Eliasson, estão representados os artistas portugueses Maria Helena Vieira da Silva, Helena Almeida, Lourdes Castro e Rui Chafes.

Uma segunda parte será inaugurada a 10 de abril no Palais des Beaux-Arts. Ficará até 7 de junho e, com o título Pliure. Épilogue (La bibliothèque, l’univers) completará aquela que aqui vemos. Contudo, Pires do Vale afirma que esta será sempre uma exposição incompleta.

“É uma exposição em dois momentos, tal como o livro. O livro também não tem só um momento temporal, tem a possibilidade – precisamente pela dobra – de ter o tempo que o próprio leitor quiser”, precisou o comissário, acrescentando que haverá dois dias de actividades artísticas entre o final da primeira parte da exposição e o início da segunda.

A entrada na exposição é grátis e estará aberta aos domingos.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s